3 Erros Contábeis que Você Não Pode Cometer

Evidjuri
Evidjuri
Consultoria
04/12/2024
3 Erros Contábeis que Você Não Pode Cometer
O empreendedor que não planeja o pagamento de tributos onera o orçamento, paga mais do que precisa e não respeita às exigências tributárias.

Os erros de contabilidade podem colocar a sua empresa em apuros. Isso porque o gerenciamento incorreto de suas finanças abre brechas para multas e outras consequências judiciais e fiscais.

Dessa forma, é muito importante estar atento, a fim de evitá-los em sua rotina.

Nessas horas, algumas soluções simples, e outras mais complexas, podem te ajudar a obter resultados melhores. Saiba também que alguns empreendedores nem sabem que estão errando:

1. Não emitir notas fiscais

A emissão de notas fiscais é um assunto muito sério. Quem deixa de emiti-las não retêm impostos e não documenta as vendas de produtos e serviços da gestão.

Como consequência disso, o fisco não obtém as informações necessárias para tributar as operações financeiras.

Em outras palavras, uma empresa que não emite notas fiscais está na ilegalidade.

E não pense que as contrariedades acabam por aí. Você pode emitir notas fiscais com dados equivocados e cometer outros erros, como:

  • cálculo incorreto da alíquota;
  • cadastro desatualizado de clientes;
  • não armazenar os XMLs das notas. 

A fim de evitar qualquer problema contábil, é muito importante emitir as suas notas fiscais corretamente. Não se esqueça que existem diferentes tipos de documentos fiscais:

  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e);
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e);
  • Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e).

Além de permitir o pagamento de impostos, elas facilitam o trabalho de seu contador e de sua gestão financeira. Portanto, não perca mais tempo: comece a emitir notas fiscais quanto antes.

Saiba que existem duas possibilidades para realizar essa atividade.

A primeira acontece pelo site da prefeitura de seu município. Desse modo, é necessário acessá-lo, fazer o cadastro e começar a emitir seus documentos. Porém, esse processo não é sempre simples e funcional.

Cada prefeitura tem regras e procedimentos diferentes. Ou seja, você precisa entender o que é exigido pelo município e fornecer os dados e os documentos solicitados. Algumas prefeituras pedem certificado digital, enquanto outras pedem apenas login, senha ou frase secreta.

Quem deseja ser mais produtivo e ter uma solução escalável utiliza um emissor de notas fiscais automáticas. Essa ferramenta lida com as particularidades municipais e absorve o desequilíbrio do sistema da prefeitura ou da Secretaria de Estado da Fazenda também.

2. Não ter um bom contador

Alguns empreendedores ainda acreditam que o contador só é útil na hora de declarar o Imposto de Renda e evitar p????roblemas fiscais com a malha fina. Na verdade, as funções de um profissional contábil vão além disso.

Um contador deve atuar como um consultor, indicando as melhores decisões para melhorar a performance financeira. Ele é um especialista em questões trabalhistas, tributárias e patrimoniais.

Ademais, um contabilista o ajuda a controlar o fluxo de caixa e calcular os tributos que você deve pagar.

Desse modo, não cometa esse erro de contabilidade e contrate um contador de confiança, que atue como o seu braço direito.

3. Deixar o planejamento tributário de lado

Saiba que o Brasil é o país onde se gasta mais tempo calculando e pagando tributos.

Um relatório do Banco Mundial afirma que, em 2016, as organizações nacionais gastaram cerca de R$ 60 bilhões com estruturas logísticas, contábeis e de recursos humanos para lidar com a burocracia — o que equivale à 1958 horas de trabalho.

Percebe-se, então, que você não pode se esquecer o planejamento tributário em seu dia a dia. Ele é uma ferramenta que o ajuda a encontrar as condições e os prazos ideias na hora de pagar tributos, sempre dentro da legalidade.

O empreendedor que não planeja o pagamento de tributos onera o orçamento, paga mais do que precisa e não respeita às exigências tributárias.

Desse modo, faça o seu planejamento tributário, reduza custos e diminua os processos burocráticos em sua companhia.

Portanto, faça de tudo para contratar funcionários que acompanham o mercado e sabem utilizar boas práticas contábeis.

Lembre-se de realizar treinamentos constantes para os seus colaboradores e mantenha todos atualizados com as novidades do mercado.

Algumas questões são simples e passam despercebidas. Portanto, é essencial seguir as dicas do nosso conteúdo e nunca tomar alguma decisão contábil antes de consultar um contador.

Fonte: Enotas 

 

Está buscando uma empresa que realiza auditorias contábeis para manter o seu negócio em ordem? Saiba mais informações no portal ou entre em contato nas nossas redes sociais!