Sthefano Cruvinel aponta como ser um 'Engenheiro de Dados' pode transformar sua Carreira

Jornal de Uberaba
Jornal de Uberaba
Colunista
01/04/2024
Sthefano Cruvinel aponta como ser um 'Engenheiro de Dados' pode transformar sua Carreira
A Dataficação é uma das atividades executadas por esse profissional, cujo salário médio gira em torno de R$ 12 mil, mas podendo passar da casa dos R$ 25 mil.

O engenheiro de dados é o responsável pela criação do pipeline que transforma os dados brutos que estão nos mais variados formatos, desde bancos de dados transacionais até arquivos de texto, em um formato que permita aos outros profissionais em dados realizarem o seu trabalho.

Além disso, é o engenheiro de dados o responsável por manter este pipeline em execução para que os dados possam ser coletados no momento certo, com o nível de segurança exigido pela empresa. O trabalho do engenheiro de dados é tão ou mais importante quanto o trabalho de analistas ou cientistas de dados, e que vem ganhando cada vez mais visibilidade no meio empresarial.

E dentro dessa tendência, cabe destacar um outro conceito da mesma área que é Big Data, que envolve o processo de coleta, armazenagem, organização, análise e interpretação de grandes volumes de dados de uma empresa ou mercado de atuação. Em geral, ele serve para direcionar as companhias em processos de tomada de decisão, resultando em ações mais estratégicas e assertivas.

Clique aqui para ler o artigo completo no Jornal de Uberaba

Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem.