Revolução no Varejo por Sthefano Cruvinel CEO da EvidJuri

Jornal de Uberaba
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Tecnologia
10/06/2024
Revolução no Varejo por Sthefano Cruvinel CEO da EvidJuri
A rede de supermercados Muffato já tem em funcionamento desde 2022 a sua primeira loja autônoma em Curitiba, num investimento de R$ 10 milhões.

A rede de supermercados Muffato já tem em funcionamento desde 2022 a sua primeira loja autônoma em Curitiba, num investimento de R$ 10 milhões. No estabelecimento, os clientes podem fazer compras e pagamentos automaticamente por meio de um aplicativo, sem a necessidade de passar por atendimento humano. Ao entrar na loja, o cliente ativa um QR code no aplicativo da rede e passa pela porta eletrônica — se ele entrar com mais de uma pessoa, tudo o que fizerem ficará registrado no app da pessoa que liberou a entrada.

O sistema da Muffato foi implantado pela Sensei, empresa portuguesa líder no setor de tecnologia, automação e startups. Ele disponibiliza experiência de compras simplificada sem filas, self-scanning ou qualquer outro formato físico de checkout. Essa foi a primeira implementação da tecnologia Sensei fora da Europa. Os clientes têm apenas que baixar o aplicativo do Grupo Muffato, que gera um QR code que lhes permite entrar na loja, recolher os produtos
desejados e sair sem precisar passar num caixa ou numa fila.

“Algo parecido pode ser percebido na loja da Decathlon em Uberlândia, porém de forma menos abrangente, ainda com a presença de um bom número de funcionários. Mas lá, o cliente entra, escolhe a mercadoria e consegue fazer o pagamento e sair da loja sem precisar do auxílio de um funcionário.

Na loja Muffato, os dados recolhidos pela Sensei são facultados em tempo real para uma otimização na tomada de decisões das operações de loja, detecção de stock outs, produtos perdidos ou gestão de inventário. Além de uma experiência de compra inigualável para o cliente, sem filas e checkout, também proporciona visibilidade sobre o comportamento e as preferências dos clientes na loja.

Uma rede de sensores disponibiliza a informação que a inteligência artificial da Sensei necessita para acompanhar “os produtos que cada cliente seleciona e devolve por toda a loja, que ocupa um total de 250 metros quadrados. O
valor dos produtos escolhidos é cobrado automaticamente aos clientes na saída. Como parte integrante das salvaguardas de privacidade da Sensei, a privacidade dos clientes permanece anônima enquanto eles fazem as suas compras.

Conforme explicação do próprio gerente de operações da Sensei, o sistema todo é baseado em três etapas: a primeira é o monitoramento de cada produto e das pessoas que estão na loja; não há reconhecimento facial, pois o rastreio é apenas pela posição da pessoa; e pelo peso, em que as prateleiras inteligentes permitem saber qual item foi retirado. E mais, o sistema foi treinado para reconhecer todos os itens à venda. As etiquetas de preços são digitais. Os preços são exibidos em telas que usam tecnologia parecida com a do leitor digital Kindle, e “os valores podem ser modificados em instantes - facilitando promoções, por exemplo.

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Quer saber mais? Leia a coluna Em Inovação e Tecnologia no Jornal de Uberaba onde o nosso CEO Sthefano Cruvinel compartilha insights exclusivos.