Revolução Energética: Sthefano Cruvinel CEO da EvidJuri Fala sobre o Impacto do Hidrogênio Verde no Mercado Global

Capital News
Capital News
Meio Ambiente
19/12/2024
Revolução Energética: Sthefano Cruvinel CEO da EvidJuri Fala sobre o Impacto do Hidrogênio Verde no Mercado Global
Combustível inovador pode representar o salto no enfrentamento das mudanças climáticas, mas ainda é preciso mais incentivo a pesquisa e desenvolvimento.

Quando o assunto é a sustentabilidade do nosso planeta, a produção e uso do hidrogênio verde está na moda e tem atraído cada vez mais a atenção das grandes nações mundiais, por se tratar de um combustível limpo e sustentável de diversas aplicações, incluindo transporte, geração de energia e processos industriais.

Primeiramente, vale citar os exemplos das duas maiores potências mundiais. Os Estados Unidos anunciaram no primeiro semestre deste ano o investimento de US$ 750 milhões (cerca de 4,4 bilhões de reais, cotação atual) para 52 projetos em 24 estados, visando reduzir significativamente o custo da produção do hidrogênio limpo e reforçar a liderança global norte-americana na crescente indústria desse tipo de combustível. A ideia é que esses projetos — financiados pela Lei de Infraestrutura Bipartidária presidencial — ajudem a avançar as tecnologias de eletrólise e a melhoria das capacidades de fabricação e reciclagem de sistemas e componentes de hidrogênio limpo.

Enquanto isso, a China aumentou em mais de 80% o número de projetos envolvendo a produção de hidrogênio verde em 2024, em relação a 2023. Um desses projetos mira a Espanha, onde os asiáticos, em acordo com um grupo daquele país, pretendem construir uma indústria de US$ 1 bilhão para fabricar máquinas usadas na produção de hidrogênio verde — equipamentos chamados eletrolisadores, usados na separação do hidrogênio da água. Na China, no setor de aplicação, a indústria química é a principal consumidora de hidrogênio verde doméstico, especialmente para produção de amônia e metanol.

Clique para ler a matéria completa

Gostou desse conteúdo e quer saber mais? Acompanhe o portal ou as nossas redes sociais.