Como Identificar Golpes Digitais: Sthefano Cruvinel CEO da EvidJuri Revela Dicas Cruciais Para os Brasileiros no Final do Ano de 2024
Quem se lembra desse conto do vigário?
Uma pessoa encontra uma carteira caída no passeio e olha desconfiada. Uma segunda pessoa aparece e também percebe a mesma carteira e comenta com a outra. Nenhuma das duas assume a propriedade. De repente, surge um terceiro indivíduo alegando ser o dono. Ele abre a carteira e retira um documento que comprova a propriedade. Simula satisfação por ter encontrado seus pertences e promete uma recompensa à dupla que supostamente a havia encontrado. O proprietário então diz para acompanhá-lo até um escritório onde estaria a tal recompensa, em dinheiro. Uma das testemunhas se entusiasma e incentiva a outra a irem buscar a quantia prometida. Só que essa pessoa, justamente àquela que chegou logo depois que a primeira avistou a carteira no chão, é comparsa do suposto dono da carteira. O resto da história provavelmente você já sabe.
Hoje em dia, os golpes estão mais sofisticados e não é mais preciso estar cara a cara com a vítima. Tudo acontece no tempo da vítima, que é atraída para uma situação por meios digitais. Seja um e-mail, uma postagem em rede social, um link que chega por SMS. E quando a pessoa se dá conta de que talvez tenha caído num golpe, já é tarde. O dinheiro foi parar em outra conta bancária, que foi transferida para outra conta e por aí vai.
Clique para ler a matéria completa
Gostou desse conteúdo e quer saber mais? Acompanhe o portal ou as nossas redes sociais.