A Evolução das Redes Sociais ao Longo dos Anos por Sthefano Cruvinel, CEO da EvidJuri no Jornal Correio de Uberlândia
Pense rápido. Qual a rede social mais utilizada no Brasil? Antes de responder, vai mais uma pergunta: você sabe qual foi a primeira rede social criada? Quem pensou Instagram para a primeira pergunta, e achou que o MSN fosse a resposta da segunda, errou feio. Tudo bem, confesso que também não acertaria de primeira. Tive que fazer uma pesquisa para saber as respostas.
A curiosidade pelo assunto surgiu ao ler a notícia de que um dos programas mais antigos de bate-papo digital está com os dias contados. A partir do dia 26 de junho, o aplicativo ICQ deixará de funcionar oficialmente. Lançado em 1996 por uma empresa israelense, o ICQ chegou a ter 100 milhões de usuários, segundo comunicado da empresa ainda nos anos 1990. Com o passar dos anos e a evolução tecnológica, surgiram concorrentes mais eficientes e que despertaram maior interesse das pessoas.
Antes disso, porém, vale destacar o surgimento de duas redes mais restritas e acessadas por meios eletrônicos que deram início à interação social à distância. Ou seja, antes mesmo da internet já havia grupos de pessoas se conectando. A primeira rede social foi a BBS (Sistema de Quadros de Boletins, em tradução para o português) fundada em 1973 e necessitava que o computador estivesse conectado a uma linha telefônica. Depois veio a Quantum Link, em 1985.
Clique aqui para ler a matéria completa no Jornal Correio de Uberlândia.
Curioso sobre as origens das redes sociais e suas evoluções? Descubra mais sobre a história por trás dos aplicativos que marcaram época e continuam transformando a nossa maneira de nos conectar digitalmente. Quer ficar por dentro de tudo? Siga nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo novo e acesse o nosso portal!