Valuation: Saiba quanto vale sua empresa
Quanto vale a sua empresa? Essa pergunta pode surgir em diversos momentos: na hora de buscar um aporte de capital de risco, quando um sócio quer comprar as cotas de outro ou surge uma oportunidade de vender o negócio.
Todo empresário precisa conhecer bem o perfil do seu negócio e saber quanto ele, especialmente se quiser atrair e conquistar investidores.
Ao saber o valor da empresa no mercado, o empreendedor consegue planejar-se para o futuro, identificando as melhores oportunidades para agregar valor ao seu negócio. O valuation é uma ferramenta que auxilia os empreendedores a estimar o valor de seu negócio.
É importante compreender que valuation, mais do que uma estrutura financeira, é uma percepção de mercado. Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes dependendo de quem estamos falando.
O que é valuation?
Valuation é um termo de origem inglesa que significa avaliação de empresas. Ao trabalhar com as percepções que os investidores e clientes têm a respeito da empresa, o valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa.
Uma empresa pode ser avaliada em diversas ocasiões e por diferentes motivos: para fins contábeis, depois da realização de uma transação ou aquisição, em processos judiciais, entre outros exemplos nos quais os bens eventualmente precisem ser divididos.
Os responsáveis por fazer o valuation analisam os vários componentes da empresa e estimam o valor monetário dos seus ativos intangíveis, entre eles a própria marca, o relacionamento com o cliente e a tecnologia.
Calcular o valuation de seu negócio tem vários benefícios, tais como:
-
Identificar as características que o valorizam;
-
Entender aspectos que o fazem valer menos;
-
Saber quanto pode ser investido;
-
Entender o crescimento ao longo dos anos;
-
Negociar, de forma justa, o valor da empresa com o societário.
Calculando o valor
A sua empresa é capaz de gerar fluxo de caixa livre futuro? Se a resposta for sim, significa que o empreendimento tem valor. Fatores como solidez da marca, posicionamento, imagem e patente também são componentes do valor do negócio.
Grandes e pequenos negócios podem identificar o seu valor por meio das seguintes etapas:
-
Calcular o valor aproximado do fluxo de caixa para os próximos anos, ou seja, o que é recebido e posteriormente gasto;
-
Estipular uma taxa de desconto, identificando os riscos de investimento, tendo como base a bolsa de valores;
-
Somar os resultados aos valores presentes.
Fonte: Sebrae
Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem