O que a empresa ganha de verdade aderindo ao ESG?
As práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) têm conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Pacto Global da ONU revela que 78,4% das empresas nacionais já adotaram a agenda ESG.
Esse conjunto de boas práticas vem sendo utilizado como parâmetro de sustentabilidade em organizações de todos os tamanhos e setores. No entanto, de forma prática, quais são as vantagens reais ao aderir ao ESG? Continue a leitura deste artigo para saber mais.
O que é uma empresa sustentável?
A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento define a sustentabilidade como a “capacidade de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”.
No contexto corporativo, uma empresa sustentável é aquela que baseia suas estratégias visando gerar mais impactos positivos do que negativos na sociedade e no meio ambiente.
São exemplos de práticas sustentáveis:
- Promover a diversidade, inclusão e equidade;
- Incentivar o uso consciente dos recursos naturais;
- Incluir pontos de coleta seletiva no espaço físico de trabalho;
- Investir em treinamentos para conscientização dos colaboradores sobre o tema;
- Optar por fornecedores que também são adeptos das práticas ESG em sua cadeia de produção;
Mas os resultados das boas práticas ESG nem sempre são evidentes no curto prazo. Isso pode resultar na dificuldade em convencer líderes e tomadores de decisão acerca da urgência do tema e dos reais benefícios que essas ações podem gerar.
Mas afinal, quais são essas vantagens? Abaixo, elencamos as cinco principais para empresas de todos os tipos e tamanhos.
Reputação consolidada no mercado
O ESG tem moldado a percepção pública das empresas. Ao abraçar o compromisso com questões de sustentabilidade, ambientais, sociais e de governança, a empresa demonstra um compromisso com a sociedade e com o planeta, o que contribui para uma imagem positiva e confiável perante investidores, clientes e outras partes interessadas.
Bom relacionamento com stakeholders
As práticas de ESG implicam na transparência e na prestação de contas da empresa para acionistas, funcionários e sociedade. Ao divulgar informações relacionadas ao seu desempenho, a empresa permite que os stakeholders avaliem sua conduta e tomem decisões informadas sobre seu envolvimento com a empresa.
Isso pode fortalecer a confiança e a credibilidade do negócio, criando um ambiente propício para relacionamentos de longo prazo baseados na confiança mútua.
Incentivo à inovação
Organizações que integram o ESG em sua estratégia de negócios estão mais bem preparadas para enfrentar as mudanças e desafios do ambiente de negócios moderno. Isso pode ajudar na construção de um ambiente propício à criatividade e experimentação, atraindo novos talentos e criando oportunidades de inovação em produtos, serviços e modelos de negócios que atendam às demandas do mercado e gerem valor para os stakeholders.
Clientes mais leais
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos às questões ESG das marcas que consomem. A pesquisa “Impacto ESG no Varejo” mostra que 59% dos entrevistados estão dispostos a pagar entre 5% e 20% a mais por marcas que adotam práticas sociais, ambientais e de governança eficazes.
Esse alinhamento com questões sociais e ambientais pode gerar nos consumidores um sentimento de lealdade, levando-os a fazer outras compras, indicar para amigos e familiares e ainda se tornarem defensores da marca.
Mais investidores interessados
A Bloomberg, empresa de dados sobre o mercado financeiro, estima que a agenda sustentável vai atrair 53 trilhões de dólares em investimentos em 2025. Além disso, especialistas de bolsas de valores garantem que os investidores se sentem mais seguros em aplicar seu capital em organizações que adotam o ESG.
Fonte: Faculdade Exame
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