O que é a auditoria jurídica e qual seu papel no mundo corporativo?
A Auditoria jurídica é uma atividade que identifica problemas jurídicos previamente, propõe soluções e preveni riscos judiciais contra as empresas, garantindo assim, que as mesmas atuem de acordo com as leis federais, estaduais e municipais.
O profissional que realiza essa tarefa em uma empresa é o auditor jurídico, que tem a função de prevenir ações judiciais contra a mesma, portanto, são eles que avaliam e analisam tudo o que envolve a adequação das rotinas, tarefas e atividades com a legislação e apresentam possíveis inconformidades. Essa tarefa só pode ser exercida por advogados e advogadas.
Antigamente os departamentos e escritórios jurídicos eram chamados quando os erros já haviam acontecido e os problemas já estavam transbordando, entretanto, atualmente o papel da área jurídica está muito mais voltada para o trabalho preventivo. Esse inclusive, é um dos motivos do setor jurídico ter se tornado muito mais requisitado e valorizado pelas organizações e o trabalho de auditoria jurídica, passou a ser muito mais cotado e desejado pelos profissionais do Direito.
Essa atividade, que é a auditoria jurídica, pode ser realizada tanto pelo departamento jurídico da própria empresa, quanto por um escritório especialista em assessoria jurídica.
Fonte: Ultimatum
Gostou do conteúdo? Acompanhe o portal ou as nossas redes sociais.